segunda-feira , 29 abril 2024

PROJEÇÃO MAPEADA

Sensação do momento nos mercados de entretenimento e publicidade, a técnica da projeção mapeada consiste, basicamente, em projetar imagens em uma superfície ou estrutura irregular (prédios, automóveis e até garrafas), previamente mapeada por softwares, produzindo efeitos visuais e cênicos espetaculares.

Com ela é possível dar vida à praticamente qualquer estrutura inanimada bem diante dos olhos da plateia, criando uma realidade tridimensional, fantástica e surreal. Aliada a outros recursos como iluminação, música ou fumaça, por exemplo, transformam um evento em uma verdadeira experiência sensorial, onde o espectador mergulha e pode até interagir com o ambiente.

O que há por trás da mágica

Ao contrário da projeção plana, o vídeo mapping (como também é conhecida esta técnica), permite a manipulação dos feixes de luz do projetor, direcionando-os exatamente para a região que receberá o conteúdo visual. Com esta incrível capacidade de adaptação, cria-se a perfeita interação do conteúdo do vídeo em 2D ou 3D com a superfície de projeção, causando a impressão de que a imagem se encaixa perfeitamente na estrutura.

Tudo começa com a escolha da superfície a ser mapeada (dimensões, tipo de material, cores e etc.). O ponto principal é fazer com que o conteúdo projetado interaja completamente com a estrutura escolhida. Para isso cria-se uma réplica digital desta superfície, ajustando primeiramente as imagens de forma virtual. Desta forma é possível garantir a correta interação com a superfície original posteriormente. Nada mais é que animar uma estrutura em 3D considerando o ponto de vista do projetor e, depois, transportar o conteúdo para a estrutura real.

A técnica exige equipamentos de ponta (projetor e softwares específicos), muitos testes e uma equipe especializada e experiente. Para fazer o espetáculo acontecer é necessário ao menos um gestor de conteúdo para a parte criativa do projeto e um técnico para a projeção.

Esta versátil tecnologia pode ser usada em eventos e produções de qualquer porte, ajustando o projeto aos recursos disponíveis. Em um casamento, por exemplo, é possível dar vida ao bolo ou projetar a retrospectiva dos noivos nas paredes ou até mesmo na fachada do buffet, agregando valor e surpreendendo os convidados.

Veja abaixo como a projeção mapeada transforma projetos visuais em experiências dinâmicas e impactantes:Colocar vídeos: Abertura/encerramento Olimpiadas Rio2016, Castelo da Cinderela Disney (Magic Kingdon), Fiat Inovação – projeto em cubos, e algum vídeo de um evento menor (casamento ou festa de aniversário que tenha usado a técnica). Se houver algum evento corporativo tbm é interessante.

%d blogueiros gostam disto: